quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"Natal Solidário"



Neste Natal, pede-se  a colaboração dos nossos alunos e respetivas famílias para contribuírem com géneros alimentares para ajudar famílias carenciadas do nosso Agrupamento. Solicitamos assim o vosso apoio para reunirmos bens como: arroz, massa, óleo, azeite, leite, cereais, bolachas, enlatados diversos, entre outros que considerem adequados e de acordo com as vossas possibilidades. 

Deverão entregar os referidos bens ao vosso Diretor de Turma entre os dias 9 e 12 de dezembro



Campanha do Agrupamento nº1 de Beja
Obrigada pela Vossa colaboração

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O ser deficiente

Muito bem Miguel Peladinho!:)
Cumpriste a promessa.
Parabéns!


O ser deficiente

Nós tivemos a sorte de nascer saudáveis,
Eles tiveram o azar de nascer assim,
Mas os problemas são superáveis,
Todos diferentes , todos iguais...

Ninguém é de todo igual,
Mas todos têm os mesmos direitos,
Nada na vida é fatal,
Todos diferentes, todos iguais...

Uns ganham os campeonatos,
Outros são eliminados,
Mas o que importa é o desporto,
Todos diferentes, todos iguais...


Miguel Peladinho

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dia internacional da pessoa com deficiência

Hoje,  na aula de Educação para a Cidadania, o Miguel  lembrou que ontem, dia 3 de dezembro,  tinha sido comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Referiu ainda que tinha feito um texto livre com essa temática. Conversámos sobre o tema.
Foram momentos  importantes que partilhámos.

Para saber mais...

Esta "chamada de atenção" realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia.



Para além desse momento, relembraram-se ainda os nomes de cada um em Língua Gestual Portuguesa.


Já esta noite, recebi por correio electrónico dois textos livres do Manuel. E não é que tocavam também este tema?

Partilho -os e fico a aguardar o texto do Miguel.






A aventura do menino de cadeira de rodas

Esta história é sobre um menino de cadeira de rodas que salvou uma cidade… Veremos agora.
Era uma vez um menino que tinha um problema, para se deslocar, utilizava uma cadeira de rodas. Ele chamava-se João. Era muito aventureiro e sonhava um dia salvar a vida a várias pessoas, mas toda a gente fazia troça dele, porque utilizava a cadeira de rodas.
Até que um dia… foi passear a uma floresta com a sua namorada. Tinham decidido fazer um piquenique, quando de repente, o João viu um senhor a fumar. Como respeitava todas as regras, foi ter com o homem e avisou-o para não fumar ali e para não deitar o cigarro para o chão. E o homem respondeu:
- Mas quem és tu, ó “deficiente”!? E fugiu.
Foi em direção às pessoas e começou a bater-lhes e a fazer fogo para a comida. 
O João foi ter com ele e tentou mais uma vez acalmá-lo, mas o homem pareceu piorar as coisas e por isso o João deixou-o, apagou o fogo e arranjou tudo o que estava destruído e ligou para a polícia. 
Passou assim, a ser o herói daquela floresta, tendo sido ajudado pelas pessoas que salvou. E assim se tornou uma pessoa muito especial e respeitada.
                                                                                   Manuel Matias (4 de dezembro de 2014)


O menino especial

Olá, chamo-me João, 
Sou um menino especial. 
Ando numa cadeira de rodas, 
Com rodas em espiral. 

Se tens algo urgente, 
Eu sempre estarei ao teu lado, 
E serei eficiente, 
Para te ajudar. 

Sou teu amigo, 
Ah, pois sou, 
Estarei sempre contigo 
Só precisas é chamar. 



Manuel Matias  (4 de dezembro de 2014)


domingo, 23 de novembro de 2014

Convite ao mundo da leitura

Teremos na Biblioteca Escolar uma feira do livro no mês de dezembro.
Mais informações no blogue da biblioteca.


Boa sorte:)

domingo, 16 de novembro de 2014

Dia do Mar

Celebra-se hoje o dia do mar.

A Lúcia Freitas enviou precisamente hoje, esta poesia:

O Mar



Escuto o mar,

Sinto a maresia…

Admiro as ondas a bater,

A minha tranquilidade a crescer!

O mar 

é uma paz aberta

Para a alma, 

Que toca o céu, 

Numa aguarela de azuis!

Quando lhe lanço pedras,

Revolta-se;

Quando o abraço, 

Acarinha-me;

Quando lhe segredo,

Ouve-me;

Quando pergunto,

Responde-me;

Quando lhe sorrio,

Acolhe-me;

Quando corro,

Acompanha-me!

Jogamos a apanhada,

Num vai-e-vem de ondas…


Assim é o mar…!
Lúcia (5ºD)

Foto tirada em Armação de Pêra pela DT  (agosto de 2014) :)     

A Mariana Vieira também escolheu o mar para tema.

O mar 


O mar é como uma alegria no ar, 

um pensamento sem pensar, 

uma conversa sem falar, 

um dia por acabar. 



O mar é gigante, 

é deslumbrante, 

cintilante, 

tem uma alegria contagiante. 



O mar é como um canto, 

seguido de um encanto, 

um grande e azul manto, 

lá bem no canto. 



Todos os dias eu vejo magias lá naquele mar, 

ao luar, 

sob o teu olhar, 

mesmo contigo a espiar. 



O mar é um lugar, 

onde todos gostam de estar, 

uns para nadar, 

outros para brincar. 



Às vezes o mar, 

parece que se vai transformar, 

as ondas a ir e voltar, 

sem desesperar. 



O mar parece uma pessoa a filmar, 

os dias a passar, 

a contar as horas, os minutos, 

sem acabar. 



Mariana Vieira 5ºD