segunda-feira, 22 de junho de 2015

Jogos interativos de leitura

Deixo-vos uma proposta de ocupação de tempos livres: jogos interativos de leitura (1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico). Basta clicar na imagem!



Divirtam-se:)

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


No dia 10 de junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas. Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles e demonstrações militares, por exemplo.

Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.
Pela sua importância, é um dos feriados civis que não foram eliminados pelo Governo.
História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".

Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.

Fonte: http://www.calendarr.com/portugal/dia-de-portugal/

Para saberes mais clica aqui.

Bom feriado!


Aqui fica uma relíquia:) 





Dia de Portugal



Hoje é dia de Portugal, ou então o dia de Camões.

Camões foi o maior e melhor poeta de Portugal, a não ser que tivesse existido um não conhecido, mas a verdade é esta: ninguém escreve melhor que Camões.

Antes de vir para aqui, vi e li alguns poemas dele e foram muito bons: « Amor é um fogo que…», já não me lembro do resto…

Mas este também é um dia em que alguns, nem todos, se esquecem do estado a que chegou o nosso país, pelo menos eu já não me lembro e venho todos os dias para a escola a ouvir a Antena 1 e não me lembro de nenhuma notícia. Mas isto só tem uma forma de saber se é verdade: ou não se passou mais nenhuma notícia sobre a crise ou estou a sofrer de alzheimer. Eu acho que nenhuma delas é, mas pronto.


O que interessa é que mesmo assim, eu acho que o meu país não tem defeitos mas sim, as pessoas, mas não vou mencionar o nome de ninguém, porque assim, daqui a bocado sou indelicado. 

Autor: Manuel   Matias

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia Mundial da Criança

Neste dia Mundial da Criança, deixo aqui uma mensagem que eu considero importante:


É preciso (re) aprender a BRINCAR.

Brincar é sonhar...
Não é magoar... é saber estar;
Não é bater... é saber ser;
Não é ofender... é saber ganhar e perder.

Brincar é aprender ...a (con) viver!
                                 
                                                    Prof Alice Frade


Deixo-vos algumas brincadeiras que precisam apenas de lápis e papel.


STOP



Como brincar: Definam com seu grupo, quais as categorias que estarão no jogo - nome, animal, marca, fruta, flor, cidade, país , por exemplo. Cada jogador, então, coloca em sua folha as categorias em colunas.
O próximo passo é definir qual a letra que  será usada na rodada: pode ser com os dedos ou com o "stop!" (um jogador fala a letra A em voz alta e depois passa a contar o alfabeto mentalmente; outro diz "stop!", escolhendo a letra). 

Os jogadores, então, devem completar as categorias com palavras que iniciem com a letra escolhida. Quem terminar primeiro grita "stop!", e todos os jogadores devem parar de escrever imediatamente. 
O próximo passo é contabilizar os pontos: para pessoas que escreveram a mesma palavra numa categoria, 5 pontos; para palavras diferentes, 10 pontos; e no caso do jogador ter sido o único a ter completado aquela categoria, 15 pontos. 

 FORCA



Como brincar: Para começar, um dos jogadores escolhe uma palavra e desenha no papel um risquinho para cada letra. O objetivo do outro jogador é adivinhar essa palavra, falando, a cada rodada, uma letra do alfabeto. Mas a cada vez que ele errar, seu bonequinho na forca vai ganhando um novo membro (cabeça, corpo, duas pernas, dois braços). Se o bonequinho for completado, o jogador perde!

                                                                                                                        Divirtam-se!:)

sexta-feira, 22 de maio de 2015

(EN)caminhar em Beja


As três Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Agrupamento nº 1 de Beja (Diogo Gouveia, Santa Maria e Santiago Maior), em parceria com EANP/NUCLEO DA REDE EUROPEIA ANTI-POBREZA,BANCO ALIMENTAR-CÁRITAS-UNIÃO DE JUNTAS DE FREGUESIA-DE BEJA- CÂMARA MUNICIPAL DE BEJA- CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO DA ESPERANÇA- IPDPJ-BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BEJA-PSP BEJA)vão levar a efeito uma Caminhada Solidária- no dia 30 de maio de 2015, pelas 09 horas da manhã com concentração na Escola Secundária Diogo Gouveia.

Divulga e participa!
                                                 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Dia da Espiga

Momentos... memórias de um povo:)



A Quinta-feira da Ascensão é uma festa religiosa católica. Há locais onde é mesmo um dia feriado.
Celebra a ascensão de Jesus ao Céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado (A Ressurreição é o que a Páscoa celebra).

A história é esta:
Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, em Jerusalém, e levou-os ao Monte das Oliveiras.
Depois de lhes ter renovado a promessa do Espírito Santo, ergueu as mãos ao céu e abençoou-os. Nesse instante começou a elevar-se no ar e não tardou que uma nuvem o escondesse dos olhos deles. Como estes continuaram a olhar o céu, apareceram-lhes dois anjos a anunciar que Jesus voltaria do mesmo modo que o viram subir.
Então os discípulos deixaram o Monte das Oliveiras e regressaram a Jerusalém.


Este dia (a Ascensão) ocorre cerca de quarenta dias depois da Páscoa, e é sempre a uma quinta-feira.
E, também, sempre nessa data, que se celebra  o Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga.


No entanto, por ter tanta ligação com a Natureza, pensa-se que vem bem mais de trás no tempo, talvez de antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura e às quais se mantém ligada à tradição dos Maios e das Maias.


Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres.
Com elas, formam um ramo com: espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, etc.


Cada elemento simboliza um desejo:
-A espiga = que haja pão (isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)
- O ramo de folhas de oliveira = que haja paz (lembra-te que a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina). (Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira.)
- Flores (malmequeres, papoilas, etc.) = que haja alegria (simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força)


O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.

Acredita-se que este costume, que surge mais no centro e sul de Portugal, nasceu de um antigo ritual cristão, que era uma bênção aos primeiros frutos.

Hoje em dia, nas grandes cidades, as pessoas já não vão colher o Ramo da Espiga (nem há onde...), mas há quem os venda, tendo-os colhido e atado, fazendo negócio com a tradição... E ajudando a preservá-la.

Fonte: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Portugal&ID=1389 

Outras curiosidades:

A Quinta-feira da Espiga é feriado municipal nos municípios portugueses seguintes:
Alcanena, Alenquer, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Beja, Benavente, Cartaxo, Castro Verde, Chamusca, Estremoz, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Quarteira, Salvaterra de Magos, Santa Comba Dão, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira, Vila Franca de Xira.

Países onde a Quinta-feira da Ascensão é feriado oficial são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Luxemburgo, os Países Baixos, Noruega, Suécia e a Suíça.

Fonte: http://calendario.retira.com.br/info/feriados/quinta-feira-da-espiga/

quinta-feira, 7 de maio de 2015

domingo, 3 de maio de 2015

Dia da mãe

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro domingo do mês de maio.

Origem do Dia da Mãe

Grécia Antiga

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII - Inglaterra

Celebrava-se no 4º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1904, quando Anna Jarvis, perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.

Fonte: ww.calendarr.com/portugal/dia-da-mae/

 Propostas de leitura:


As mães são as nossas melhores amigas. 
São fiéis e podemos contar sempre com elas. 
O seu amor é imparável.
 Quando estamos tristes, são elas que nos apoiam. 
Quando estamos doentes, são as nossas enfermeiras. 
Quando fazemos asneiras, zangam-se, mas é para o nosso bem.
 As nossas mães são muito protetoras. 
As mães fazem-nos as vontades quase todas.
 As mães gostam que andemos sempre bonitas como elas.
 As mães querem sempre a nossa felicidade.

Maria Martins (5ºD)

Desejamos a todas as mães, um dia muito feliz!

quinta-feira, 23 de abril de 2015

quarta-feira, 22 de abril de 2015

terça-feira, 14 de abril de 2015

Correção de fichas de trabalho de HGP

Aqui ficam as soluções das atividades que resolveram no caderno de História e Geografia de Portugal.

Pág 53


Pág. 54




Pág.55






Pág. 56




Pág. 57




Fonte: Escola Virtual
Bom estudo!

sábado, 21 de março de 2015

Dia Internacional da árvore e das Florestas


Voltando atrás no tempo…


A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1782. John Stirling Morton conseguiu impelir toda a população a consagrar um dia do ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema de escassez de material lenhoso.


A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e, em Portugal, comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.


Em 1971, e, na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.


Em 21 de Março de 1972 – início da Primavera no Hemisfério Norte – foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Floresta em vários países, entre os quais Portugal.


A Floresta sempre teve uma importância vital!!!


As florestas têm um papel fundamental na regularização do ciclo hidrológico e na protecção dos solos face à erosão, constituem importantes ecossistemas que suportam uma rica biodiversidade, isto para além de proporcionarem a produção de inúmeros bens materiais, os quais vão muito além da produção de madeira, pasta de papel ou cortiça, como aliás a investigação tem posto a claro nos últimos anos, seja no domínio da alimentação, como da saúde ou na descoberta de inúmeras matérias-primas para indústrias diversas.


Mais recentemente e para além da produção de oxigénio que lhes está associada, elas são consideradas como importantes sumidouros de dióxido de carbono, permitindo contrabalançar parcialmente o efeito de estufa que está a gerar alterações climáticas à escala global do planeta.


No entanto, por todo o Planeta, as florestas naturais desaparecem a um ritmo vertiginoso dando lugar a processos de erosão e desertificação que são acompanhados de uma perda de biodiversidade sem paralelo. O exemplo mais gravoso vem das florestas tropicais, como a Amazónia, onde muitas espécies são extintas sem que tenham sido estudadas e classificadas pela ciência.


Na Europa, apesar de tudo, as florestas estão em crescimento ao contrário do que se passa no restante Planeta.


Também em Portugal as áreas florestais cresceram significativamente ao longo do último século.


De acordo com a ONU…


As pessoas utilizam 39 a 50%, ou talvez mais, da produção biológica do planeta, através de actividades como a agricultura e extracção vegetal, por exemplo.


O Mundo já perdeu metade das florestas.


Nos últimos 40 anos, a área per capita de floresta caiu mais de 50%: a média global anterior era de 1,2 hectares por pessoa e agora chegou a 0,6 hectares. Factores que influenciam estes números: aumento populacional e, sem dúvida, o desmatamento das florestas.


As perdas florestais são mais significativas na Ásia, seguida pela África e pela América Latina.


Os países desenvolvidos são os que mais contribuem para o reflorestamento.


As florestas tropicais representam 50% da biodiversidade do mundo.


Contagem regressiva: se a destruição das florestas permanecer no ritmo que se encontra, dentro de cerca de 50 anos não teremos mais florestas tropicais originais.


As perdas florestais na América Latina e Caribe merecem atenção. Esta área tem cerca de metade da sua extensão coberta por florestas naturais, mas em cinco anos (de 1990 a 1995) houve uma perda de 3% desta cobertura.


Entre 1988 e 1997, o Brasil perdeu 15 milhões de hectares de área florestal, principalmente por causa de desmatamentos para fins agrícolas.


O Papel de cada Cidadão na Floresta.


Nos dias de hoje, a percepção da floresta não será provavelmente a mesma para o agricultor, o engenheiro florestal, o arquitecto paisagista, o ambientalista, o bombeiro, o autarca, o comerciante de madeiras ou o citadino em busca de lazer. Mas é legítimo que a floresta ordenada e sustentável possa satisfazer a uma escala geográfica ampla, as expectativas económicas, sociais, ambientais, recreativas e culturais de todos eles.


Uma sondagem à população portuguesa - “Os Portugueses e o Ambiente” (Almeida, 2000) - refere que 74% dos inquiridos seleccionam os “Incêndios Florestais” como o problema ambiental mais grave, seguido pelos “esgotos das cidades sem tratamento” com 61% das respostas. O peso enorme da ameaça dos incêndios florestais neste estudo, extrapolando-se para um valor certamente mais elevado após o Verão quente de 2003, não será também alheio à imagem e à presença mediática que o tema assume nos nossos dias.


Ao vermos as florestas como uma questão e um problema nacional, o comum cidadão deve exercer o seu direito e dever de cidadania.


O envolvimento de todos, alunos, professores, agentes e comunidades locais, é fundamental para cultivar e fomentar uma atitude cívica de respeito pela floresta em todas as suas dimensões. Apenas assim poderá o cidadão continuar a usufruir dos bens, serviços e conforto que os espaços florestais proporcionam.


Deixamos votos que…

As florestas possam continuar a ser um presente para o futuro!

Fonte : clicar aqui





    Claude Monet



Para saber mais

Dia Mundial da poesia

Deixo-vos aqui um poema de Sebastião da Gama que eu gosto muito:
  

O sonho



Pelo Sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

- Partimos. Vamos. Somos.


Sebastião da Gama


"Um bom dia  para  vós,
meus  alunos ,
 que me ajudam a sonhar 
e  a ACREDITAR ! :)
Prof Alice Frade

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Vou à descoberta

Este jogo destina-se aos alunos do primeiro e segundo ciclos.
 Através de um processo de escolha de palavras e expressões, o jogo permite aos alunos ficar a conhecer-se melhor . A ligação ao jogo pode ser encontrada no sítio da internet da Direção-Geral de Educação.


Clica na imagem para acederes ao jogo


Desafio: Constrói um texto a partir do jogo e envia para o meu e-mail. 
Vai ser divertido!
Atreve-te:)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Campeonato de ortografia 2014-2015

Caros alunos, a primeira prova do campeonato de ortografia terá lugar na próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro.

Para mais informações, clica na imagem.


                                                                                                       " Aprende-se a escrever escrevendo."