segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia Mundial da Criança

Neste dia Mundial da Criança, deixo aqui uma mensagem que eu considero importante:


É preciso (re) aprender a BRINCAR.

Brincar é sonhar...
Não é magoar... é saber estar;
Não é bater... é saber ser;
Não é ofender... é saber ganhar e perder.

Brincar é aprender ...a (con) viver!
                                 
                                                    Prof Alice Frade


Deixo-vos algumas brincadeiras que precisam apenas de lápis e papel.


STOP



Como brincar: Definam com seu grupo, quais as categorias que estarão no jogo - nome, animal, marca, fruta, flor, cidade, país , por exemplo. Cada jogador, então, coloca em sua folha as categorias em colunas.
O próximo passo é definir qual a letra que  será usada na rodada: pode ser com os dedos ou com o "stop!" (um jogador fala a letra A em voz alta e depois passa a contar o alfabeto mentalmente; outro diz "stop!", escolhendo a letra). 

Os jogadores, então, devem completar as categorias com palavras que iniciem com a letra escolhida. Quem terminar primeiro grita "stop!", e todos os jogadores devem parar de escrever imediatamente. 
O próximo passo é contabilizar os pontos: para pessoas que escreveram a mesma palavra numa categoria, 5 pontos; para palavras diferentes, 10 pontos; e no caso do jogador ter sido o único a ter completado aquela categoria, 15 pontos. 

 FORCA



Como brincar: Para começar, um dos jogadores escolhe uma palavra e desenha no papel um risquinho para cada letra. O objetivo do outro jogador é adivinhar essa palavra, falando, a cada rodada, uma letra do alfabeto. Mas a cada vez que ele errar, seu bonequinho na forca vai ganhando um novo membro (cabeça, corpo, duas pernas, dois braços). Se o bonequinho for completado, o jogador perde!

                                                                                                                        Divirtam-se!:)

2 comentários:

Obrigado pela sua visita!